segunda-feira, 11 de junho de 2007

A Arcádia da Grécia

Grécia
Na região sudoeste da Europa, formando a extremidade meridional da península balcânica, situa-se a Grécia, país de tanta fama e grandeza nas páginas das grandes civilizações.

O país compreende duas partes: a continental e a insular.
A continental caracteriza-se pelo número de regiões: a Tessália e o Épiro ao norte; a Etólia próxima a Delfos, a Beócia, junto a Tebas e a Ática triangular em que se situa Atenas.

Ao sul, no Peloponeso separado do restante do país pelo istmo de Corinto, temos a Élida, a Arcádia, a Lacônia e Messênia.
A parte insular compreende centenas de ilhas constantemente citadas na história, na literatura e nas artes (Creta, Milo, Paros, Samos, Lesbos são algumas das que tem maior celebridade).

O clima da Grécia assemelha-se ao dos países mediterrâneos: quente e seco no verão, frio e úmido no inverno.

O nome Grécia foi desconhecidos por seus antigos habitantes, chamados Helenos e ao país denominavam Hélade.
Foram os romanos, os criadores do nome derivado de Graea, povoação do Épiro, de onde vieram os primeiros colonos helenos da Itália.

O mar desempenhou para os gregos uma função de alta importância; dilatou-lhes excepcionalmente o horizonte.
É assim que, navegando de ilha em ilha (era o tempo em que a navegação não ousava perder de vista o horizonte terrestre). os gregos chegaram: pelo mar Egeu ao litoral da Ásia Menor, onde fundaram colônias e dominaram localidades; e pelo mar Jônico à Itália Meridional e à Sicília, onde fundaram a Magna Grécia.

O mundo grego compunha-se de três partes: a Grécia propriamente dita, a Grécia da Ásia Menor ( o outro lado do mar Egeu, diziam os gregos) e a Magna Grécia.

Os gregos ignoravam a sua origem e procuravam explica-la através de lendas e mitos.
Na verdade a Grécia foi habitada, em tempos, muito distantes, por povos não gregos, de origem mediterrânea chamados pelasgos.

Mais tarde, o país foi invadido por povos arianos - Aqueus e dórios - e ao se micigenarem deram origem aos helenos.

Nenhum comentário: